sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Bem-aventurados os que são misericordiosos

No Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 10, temos o aprofundamento deste tema, a misericórdia. Tomo aqui a ousadia de compilar textos deste livro para que possamos refletir sobre o mesmo e avaliamos se somos ou estamos em condição de obter a misericórdia.
Segundo o dicionário da língua portuguesa Misericórdia significa:
      Compaixão e bondade que se manifesta pela miséria alheia; (Dicionário Informal)
      Benevolência, perdão e bondade em uma variedade de contextos éticos, religiosos, sociais e legais. (Wikipédia)
Durante “O Sermão do Monte” Jesus nos dita a lista das bem-aventuranças, visando orientar a multidão que o seguia, sugerindo assim adotá-las como um código de conduta moral. E Eis que afirma:
      Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. (Mateus 5:7)
E porque é tão importante ser misericordioso?
A resposta está no próprio evangelho:
Se perdoardes aos homens as faltas que cometem contra vós, vosso Pai celeste também perdoará vossos pecados; mas se não perdoardes aos homens quando vos ofendem, vosso Pai também não perdoará vossos pecados. (Mateus, 6:14 e 15)
A misericórdia é o complemento da doçura; porque aquele que não é misericordioso não será também dócil nem pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. (ESE-Cap. 10 – Item 4)
No entanto é necessário seguir um caminho para alcançar a misericórdia a sabe:
1 - Reconciliar-se com seus adversários:
5. Reconciliai-vos o mais cedo possível com vosso adversário, enquanto estiverdes com ele a caminho, para que não suceda que o vosso adversário vos entregue ao juiz e que o juiz vos leve ao ministro da justiça, e que sejais mandado para a prisão. Eu vos digo, em verdade, que não saireis de lá, enquanto não houverdes pago até o último ceitil. (Mateus, 5:25 e 26)
Temos a obrigação moral de tentar aparar as arestas das nossas relações, pois sem isso somos iguais aos que julgamos errar.
2 – Tirar “O argueiro e a trave no olho”:
9. Por que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, vós que não vedes uma trave no vosso? Ou como dizeis ao vosso irmão: Deixai-me tirar um argueiro do vosso olho, vós que tendes uma trave no vosso? Hipócritas, retirai primeiramente a trave de vosso olho, e então vereis como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão. (Mateus, 7:3 a 5)
Temos o hábito de observar a conduta das pessoas, julgar e considerar que o outro erra e que nós somos perfeitos. Este é um ato egocêntrico e que vai muito de encontro a tudo que consideramos certos diante de Deus.
É necessário fazer uma introspecção e mergulhar no autoconhecimento!
3 - Aquele que estiver sem pecado, atire a primeira pedra:
11. Não julgueis, para não serdes julgados; pois sereis julgados conforme houverdes julgado os outros; e aplicar-se-á a vós, na mesma medida, aquilo que aplicastes contra eles. (Mateus, 7:1 e 2)
12. Então os escribas e os fariseus levaram-Lhe uma mulher que havia sido surpreendida em adultério,.....
Lembramos então esta passagem da mulher adultera que foi levada diante de Jesus para julgamento. Como ato de nobreza do Mestre fez àqueles que a levaram refletir sobre suas próprias falhas e desta forma todos que ali estavam foram saindo um-a-um. Foi quando Jesus perguntou a mulher: Onde estão os que te acusavam? E ela responde: Foram todos senhor! E Jesus cheio de amor a diz: Então eu não tenho do que te julgar. Contudo transferiu para a mesma toda responsabilidade sobre seus atos de antes e do futuro afirmando: “Vais e não peques mais.”
4 - O Perdão das Ofensas:
14. Quantas vezes perdoarei ao meu irmão? Deveis perdoar-lhe não sete vezes, mas sim setenta vezes sete vezes. Eis um dos ensinamentos de Jesus que mais deve marcar vossa inteligência e falar mais diretamente ao vosso coração. Comparai estas palavras de misericórdia com a prece tão simples, tão resumida e tão elevada no seu alcance, o Pai-Nosso que Jesus ensinou a seus discípulos, e encontrareis sempre o mesmo pensamento.
O perdão é libertador. Alivia o coração das aflições, das dores, da mágoa, da raiva. Livra-nos das doenças do coração e da alma. Perdoar ao próximo e a si mesmo nos traz o estado de felicidade.
Enfim é preciso “Ser misericordioso para alcançar misericórdia.” E vejo esta tradução com o texto contido no item “O HOMEM DE BEM”:
O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Questiona sua consciência sobre seus próprios atos, perguntará se não violou essa lei, se não fez o mal, se fez todo o bem que podia, se negligenciou  voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem queixa dele, enfim, se fez aos outros tudo o que gostaria que lhe fizessem. (ESE-Cap. 17, item 3)
E veja o que afirma Rodolfo Calligaris no seu Livro O Sermão da Montanha:
      “Ser misericordioso é compadecer-nos da miséria alheia. Seja da miséria material, nas formas de indigência, do abandono ou da enfermidade, seja da miséria espiritual, caracterizada pelas mil facetas da imperfeição humana.”
Fato indiscutível e de alta relevância, que devemos ter como conduta em nossa vida!
Em resumo o que é ser MISERICORDIOSO?
      Amar ao próximo como a si mesmo;
      Reconciliar-se com o inimigo;
      Praticar o perdão;
      Ser indulgente;
      Fazer o bem sem esperar recompensa;
      Se entender como pecador, tanto quanto os outros, e fazer todo esforço possível para não cometer erros;
Está ai uma pequena lista de atitudes que devemos tomar para realmente sermos misericordiosos.
Para encerrar, nos afirmamos espíritas, mas muitas vezes o argueiro dos olhos, as mágoas de nossos corações, o ódio, o remorso, a inveja, estre outros sentimentos doentios que adotamos em nossas vidas nos impedem de estarmos honrado este sério compromisso de ser espírita e muito mais que isso “SER CRISTÃO”:
“Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más tendências.” (ESE-Cap. 17, item 4).

Desejo de coração que sejamos MISERICORDIOSOS, para que enfim possamos obter a MISERICORDIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário