quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O Bem e o Mal


No Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo V, O Espírito Lacordaire, no texto “Bem e Mal sofrer”, afirma: “Poucos sabem sofrer. Poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzir o homem ao reino de Deus”. E complementa: “Jesus vos disse muitas vezes que não se colocava um fardo pesado sobre ombros fracos, e sim que o fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem. A recompensa será tão mais generosa quanto mais difícil tiver sido a aflição. Mas é preciso merecer a recompensa e é por isso que a vida está cheia de tribulações”.

Não podemos deixar de lembrar que a vida, em vários aspectos, nos parece um verdadeiro fardo. Pois nos remete a provas que muitas vezes, diante da intensa dificuldade que proporciona, sentimo-nos fragilizados e daí, consequentemente, nossa fé passa por um teste que não estamos prontos para superar.

Esta dicotomia que o Bem e Mal nos oferece, nos enfrentamentos da vida, sem dúvidas, traz-nos o inevitável amadurecimento, fato enriquecedor para o espírito, que somos nós, em processo de transformação e, por conseguinte, em situação de prova e expiação.

No Livro dos Espíritos, Kardec, na questão 132, pergunta: 
132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? 
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação.

Diante deste fato, a questão nos alerta sobre o quanto necessitamos nos esforçar para alcançar a sublimação, mas claro que sem a inevitável entrega não lograremos êxito.

Ainda no Livro dos Espíritos, Kardec aprofunda o entendimento sobre o Bem e o Mal com as questões 629 a 646:
E no item 630, questiona:
Como se pode distinguir o bem do mal?
“O bem é tudo o que está conforme a lei de Deus; o mal, o tudo o que é contrário. Assim fazer o bem é proceder conforme a lei de Deus; fazer o mal é infringir essa lei.”

No Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, no item o Homem de Bem ,temos a elucidação dessa questão, a 630:
“O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Questiona sua consciência sobre seus próprios atos, perguntará se não violou essa lei, se não fez o mal, se fez todo o bem que podia, se negligenciou voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem queixa dele, enfim, se fez aos outros tudo o que gostaria que lhe fizessem.”

E analisando todos estes fatores, apresentados pelo espírito, não podemos deixar de atentar de quantas pedras deveremos retirar de nosso caminho, tantos obstáculos deveremos superar para alcançar este nível de perfeição, no combate diário, em nós mesmos, do bem e do mal que somos capazes de fazer.

A questão é:
Será que estamos prontos para tal desafio?

O Espírito Joanna de Ângelis, através do médium Divaldo Franco, no Livro Em busca da verdade, no capítulo que trata “O Bem e o Mal”, afirma:
“O Bem é tudo aquilo que contribui em favor da vida, do seu desenvolvimento ético e moral, a sua construção edificante e propiciadora de satisfações emocionais.”
E Complementa: “Necessário, no entanto, evitar confundir o de natureza física com a emoção de harmonia, de equilíbrio interior, de felicidade que se adquire por meio de pensamentos, palavras e ações dignificantes, não geradoras de culpa.”

Já sobre o Mal, afirma:
“O mal é tudo quanto gera aflição, que se transforma em problema, que trabalha pelo prejuízo de outrem e do grupo social, levando ao desconforto moral, à destruição.”

E alerta: “Por outro lado, o que pode parecer um mal para determinado indivíduo, proporciona-lhe o despertar da consciência, o caminho que o levará ao autoconhecimento.”

E eis que no contexto da análise psíquica, feita por Joanna de Angelis, acende-nos a luz de uma razão pura de nome “Consciência”. Pois justamente a nossa consciência que ira provocar o nosso despertar para as virtudes essenciais para uma vida equilibrada e em sintonia com Deus.

“O esforço para adquirir hábitos saudáveis conduz à conscientização dos deveres e às responsabilidades pertinentes à vida.” Livro Momentos de Consciência de Joanna de Ângelis – Divaldo Franco.

Todavia, os espíritos respondem a Kardec no item 642, algo muito relevante, quando questionados: 
642. Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal? 
“Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.”

Não podemos nos isentar da ausência de ação quando o mal nos assola e simplesmente decidimos nos omitir diante da necessidade de realizar com toda força do nosso coração o tão necessário bem.

Alerta Humberto de Campos, através da mediunidade de Chico Xavier, no Livro Luz Acima, que somos compelidos ao ajuste e às reflexões cotidianamente através das sugestões dos Gênios do Bem e do Mal. Que enquanto um nos compele ao caminho para a luz eterna, o outro aproveita nossos desvarios e prisões materiais. Que se o Gênio do Bem nos convoca a renúncia, a humildade, ao perdão e a caridade, o outro luta por eliminar dos nossos sentimentos todas as virtudes e insinua a ambição, à covardia, ao ódio e à inveja.

Todavia, nesta luta cotidiana entre o que nutrimos como bem e mal, e se, somente se, optarmos por nossas fraquezas, inevitavelmente, dia Humberto de Campos, outro gênio, o da dor e do sofrimento nos visitará, de forma a nos ajustar e fazer-nos retomar o caminho da essência divina que Deus nos apresenta, que é AMAR sobre todas as coisas.

Pois é o AMOR que nos torna gentis, afáveis, amigos. O AMOR nos aproxima do Pai. O AMOR faz com que o BEM prevaleça sempre sobre o mal.

Então meus irmãos, deixemos brilhar a nossa luz!

Muita paz! 
Fernando Oliveira - 08/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário