sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A prática da Caridade é para ontem

Já ouvi muitas pessoas dizer que praticam caridade! Acho muito bom saber que existem seres dispostos a fazer o bem ao próximo, dedicar um pouco de si em benefício de alguém que esteja com qualquer tipo de necessidade.
A Caridade pode ser praticada em qualquer momento de nossas vidas. Seja com a doação de um pão, um prato de comida, um abraço fraterno ou simples fato de parar e ouvir um amigo o aconselhando, dando conforto e paz ao seu coração. Mas vale lembrar que a caridade tem que ser um ato verdadeiro, sem intenções secundárias, pois se assim o for, perde seu sentido e pode ser denominada como "favor a ser cobrado".
No Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos a seguinte menção: "A verdadeira caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo". Diz mais: "Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são, de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem, como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei. Considerai que sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e comiseração, pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis, e muito menos lhes será pedido do que a vós. Não julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que proferirdes ainda mais severamente vos será aplicado e precisais de indulgência para os pecados em que sem cessar incorreis(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XI - Item 14).
Daí muitas reflexões cabem. Deixo no encargo de cada um sua avaliação sobre a forma que pratica a caridade.
Pra mim praticar a caridade traz benefícios múltiplos. É um ato recíproco. Não se engane! Praticando a caridade com amor, recebes em paz e hamonização doados generosamente por DEUS, nosso pai, e dos nossos queridos irmãos espirituais que nos acompanham na seara do AMOR. 
Não temo em afirmar: a prática da CARIDADE se faz urgente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário